Selecção - Outrora e agora

Selecção - Outrora e agora


Outrora; Aspecto da construção da Levada do Norte, que decorreu entre 1947 e 1952. A grande levada da Madeira, um desígnio regional edificado com muito suor, coragem e sangue. Fotografia de outrora da autoria da Foto-Perestrellos.

Agora; Este troço da Levada do Norte ainda transporta o precioso líquido, mas, está interdito ao público por razões de segurança. Está previsto a sua substituição por um túnel hidráulico. O futuro deste monumento é incerto. Fotografia de agora da autoria dos Caminheiros Anónimos da Madeira.


Outrora (à esquerda); Desenho “A Nascente”, de 1827, da autoria do Reverendo e naturalista inglês James Bulwer, retratando muito provavelmente a cascata do Poço do Cabo da Ribeira de Santa Luzia. Esta cascata terá sido no passado um ponto muito frequentado por turistas, pela sua beleza e proximidade ao Porto do Funchal.

Agora (à direita); Foto recente da maior cascata da Ribeira de Santa Luzia, a do Poço do Cabo da Ribeira. Esta queda de água, está situada logo a cima, do açude mais a montante da ribeira. Pode ser alcançada subindo o leito da Ribeira de Santa Luzia, a partir do Centro Temático da Água da Madeira.



Outrora (em cima); Fotografia captada na segunda metade do século XIX, da Ponte de Roma, no sítio da Madre de Água, Ribeira de Santa Cruz. É visível ainda, no lado esquerdo a Levada dos Moinhos (https://caminheirosanonimosmadeira.blogspot.com/2016/05/levada-dos-moinhos-de-santa-cruz.html), ultrapassando a ponte através de um pequeno túnel. Fotografia pertencente à Coleção “Photographia Vicente”, constante no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, acessível através da seguinte hiperligação: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=73917

Agora (em baixo); Fotografia do mesmo sítio captada em 2018. Foto Caminheiros Anónimos.



Outrora (à esquerda); Fotografia anterior a 1905, das cascatas da Lagoa do Vento e do Risco, no Rabaçal pelo fotógrafo amador Joaquim Augusto de Sousa.
Fotografia de Joaquim Augusto de Sousa pertencente à Coleção “Atelier Vicente's”, constante no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, acessível através da seguinte hiperligação: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=546797

Agora (à direita); Fotografia das mesmas cascatas em 2018. Foto Caminheiros Anónimos.